Destinos

Bem ali: a incrível Quito

Um pequeno país sul-americano que remete à lembrança das pessoas quando o assunto é a linha imaginária que divide o planeta em dois hemisférios – a Linha do Equador. Com mais de 270 mil quilômetros quadrados, o Equador reserva muitas opções de passeio aos seus turistas, dentre as quais Quito, sua capital. A população local admite uma peculiaridade quando o assunto é emoção: o Primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1978. O centro histórico de Quito é o maior da América, mas ainda existem outras peculiaridades que fazem da Cidade inigualável: a imponência de casarões, templos religiosos que datam do período colonial, as ruas estreitas de arquitetura barroca, as manifestações culturais que surgiram após a Escola de Arte e Ofícios no século XVII e a arte indígena que se expressou em consonância com o modelo europeu.   

O nome Quito deve-se aos índios denominados quitus, que residiam na região dos incas. A Cidade equatoriana dá sinais de que ignora os problemas comuns dos grandes centros sul-americanos. O lado gótico da Basílica Del Voto Nacional, construída em 1909, a Iglesia de La Compañia de Jesús com sua temática barroca e o ecletismo da Catedral Metropolitana de Quito, a mais antiga da América do Sul, exemplificam a arquitetura em preservação modelo ao longo da história. Principal cartão postal de Quito, o famoso Cotopaxi foi elaborado pelo alemão Aexander Von Humboldt e corresponde a uma das mais incríveis atrações do País. Há ainda locais que são parada obrigatória para os turistas: a montanha mais alta, Chimborazo; o Pichincha, base próxima à Cidade; o Carihauirazo, com seus belos cinco mil metros de altura; e o parque nacional Sangay.   

Ah, não esqueça de, quando o sol desaparecer e a luz raiar entre as ruas estreitas que cortam edifícios e igrejas antigas, tomar o tradicional canelazo – uma bebida quente preparada com canela. Há também a fruta ácida naranjilla, que faz morada em países andinos como Quito, que pode ser conhecido pelos brasileiros através de pacotes de viagem vendidos a partir de R$ 5.790,00.

Deixe uma resposta