Cinema

A quais filmes tenho que assistir antes de “Shang-Chi”?

Já não é mais novidade para ninguém que, de alguma forma, os filmes da Marvel Studios se conectam entre si, e uma história termina, invariavelmente, relacionada à outra e, assim, os fãs precisam assistir a todas as produções, incluindo as novas séries do Disney+, se quiserem entender todos os detalhes inseridos em cada um dos projetos. Apesar da pandemia e do confinamento, que tem forçado milhares de pessoas a permanecerem em suas casas, nem todo mundo tem tempo ou paciência para assistir a todos os vinte e quatro já lançados de uma vez e, assim, muitos se perguntam como poderão entender todas as referências feitas a produções passadas em “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, que chegou aos cinemas, nesta quinta-feira (2).

Como era de se esperar, o filme tem conexões com outros, e, para ficar afiado e não ter dúvidas enquanto assiste ao longa, é preciso, pelo menos, ler a sinopse e relembrar os eventos de alguns. Quer saber quais?

Homem de Ferro

“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” está, diretamente, conectado a “Homem de Ferro”, lançado ainda em 2008. No filme, Tony Stark é capturado pelo exército conhecido como “Ten Rings”. É enquanto está no cativeiro que ele cria a primeira armadura do Iron Man. Shang-Chi é, no caso, filho do líder da organização e está tentando escapar dela e de seu pai, que pretende que o jovem o substitua. É lá no primeiro filme do MCU que será possível compreender o porquê de os Dez Anéis serem tão importantes.

Homem de Ferro 3

Em “Iron Man 3”, a organização volta para atormentar a vida de Stark. Para encobrir suas atividades criminais, o vilão Aldrich Killian se utiliza da “Ten Rings” e do seu líder, o Mandarim, que não passava de um impostor. Na trama, ele foi interpretado por Ben Kingsley. É em “Shang-Chi” que o público conhece o verdadeiro Mandarim, cujo nome é Wenwu.

Doutor Estranho

Apesar de todos saberem que Doutor Estranho ganhará bastante importância nessa atual fase do MCU, o mago não aparece em “Shang-Chi”. Mesmo assim, o público é apresentado a um certo tipo de magia mística, que, de alguma forma, pode estar conectada à de Stephen Strange. Benedict Wong, que interpretou Wong no filme de 2016, retorna na nova produção e, posteriormente, aparecerá em “Homem-Aranha: No Way Home”.

Vingadores: Guerra Infinita/Ultimato

É impossível entender qualquer um dos filmes da atualidade sem ter assistido ao final da saga dos Vingadores. Os eventos de “Shang-Chi” se passam após “Endgame” e, assim, é bom ter os fatos frescos da mente para não demorar a se localizar na timeline da produção.

Antes de encerrar a lista, é preciso mencionar “O Incrível Hulk”. A personagem de Tim Hoth, o Abominável, participa de “Shang-Chi” e está certo para retornar em “She-Hulk”. Portanto, se tiver tempo, não custa ler um pouco ou mesmo assistir ao filme, mesmo que ele não faça, oficialmente, parte do MCU.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.