Disneyland Resort Resorts

Cancelada construção de hotel de luxo em Disneyland Resort

A Disney anunciou, nessa quinta-feira (16), que a construção do hotel de luxo em Downtown Disney, em Disneyland Resort, foi cancelada devido a uma batalha com o governo local no tocante a impostos. O impasse estaria na não-concessão das autoridades locais de uma dedução de cerca de US$ 267 milhões em taxas conforme solicitado pela companhia de Mickey Mouse.

De acordo com a própria Disney, a cidade de Anaheim, onde está o complexo, aprovou ainda em 2016 a redução do citado valor em impostos. Entretanto, uma mudança no conselho administrativo da cidade teria voltado atrás na decisão. David Ontko, em nome do resort, declarou, nessa quinta, que o governo local “não nos deu outra alternativa a não ser parar a construção por um tempo indeterminado até que nós possamos reavaliar a viabilidade econômica do hotel”.

Em resposta, o prefeito de Anaheim, Tom Tait, afirmou que “é uma questão de lei e, legalmente, a cidade não pode subsidiar o empreendimento. Se a Disney quer construir um hotel de luxo, eles precisam construir com seu próprio dinheiro”. 

Originalmente, a Disney planejava construir o hotel na ala norte do resort, mas mudou a locação para Downtown Disney após o incentivo fiscal ter sido aprovado. A cidade, por sua vez, alega que a aprovação das taxas era para o primeiro local sugerido e que seria impossível economizar os tais impostos para construir o hotel na nova área proposta. 

Até o momento, não se sabe o que será feito com os vários estabelecimentos fechados ainda em junho deste ano para a construção do hotel, que seria inaugurado em 2021.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.