O estado de emergência foi encerrado, nesta segunda-feira (1), em algumas prefeituras do Japão como Aichi, Fukuoka, Gifu, Hyogo, Kyoto e Osaka. Todas essas localidades alcançaram a meta de reduzir a taxa de transmissão da COVID-19 e o número de internações antes do prazo estabelecido pelo governo e, por isso, o decreto foi suspenso com uma semana de antecedência.
Chiba, onde está Tokyo Disney Resort, continua com restrições até, pelo menos, o próximo dia 7 de março. Os parques do complexo seguem, portanto, com a capacidade e os horários de funcionamento reduzidos e com várias lojas e restaurantes fechados, de forma a reduzir aglomerações. Caso o estado de emergência seja encerrado na próxima semana, o resort poderá, mais uma vez, ampliar a quantidade de visitantes em Tokyo Disneyland e Tokyo DisneySea. Por enquanto, porém, nenhum anúncio foi feito, pois a Oriental Land Company está aguardando as instruções dadas pelas autoridades.
O encerramento do estado de emergência em Osaka permitirá que a Universal Studios Japan possa inaugurar, oficialmente, a Super Nintendo World, cuja cerimônia deveria ter ocorrido no dia 4 de fevereiro.

