Disney Cruise Line

CLIA pede autorização para retomar viagens

A CLIA, que representa 95% das empresas de cruzeiros do mundo, solicitou, nesta quarta-feira (24), ao Centers for Disease Control and Prevention que altere os protocolos e prazos criados para que as companhias possam voltar a navegar em águas americanas. A associação quer retomar as viagens de navio a partir de portos dos Estados Unidos no início de julho. “Nos últimos oito meses, uma retomada bastante controlada dos cruzeiros tem ocorrido na Europa, Ásia e Pacífico Sul, com quase 400 mil passageiros tendo navegado até hoje. Essas viagens foram completadas com sucesso, seguindo todos os protocolos que têm mitigado a disseminação da COVID-19. Navegações pelo Mediterrâneo e Caribe estão planejadas para mais tarde nessa primavera e no verão”, afirmou Kelly Craighead, CEO da CLIA.

Ainda segundo Craighead, os protocolos criados pelo CDC datam de cinco meses atrás e, desde então, não foram modificados. “Eles não refletem os avanços que nossa indústria tem feito ou mesmo o advento das vacinas, o que faz nossa indústria ser tratada de forma diferente. Os cruzeiros precisam ser tratados da mesma forma que outros setores do Turismo”, disse. “Nossa indústria de cruzeiros tem adotado medidas rígidas de segurança ao redor do mundo [….] Nossos membros continuam a seguir nossas instruções em termos de saúde e segurança, e isso tem se provado efetivo”, completou.

A indústria marítima empregava 450 mil americanos e contribuía, anualmente, com cerca de US$ 55 bilhões para a economia americana. Cerca de 300 mil desses postos de trabalho foram fechados no último ano, e a retomada das viagens deverá causar um impacto positivo no país. Até o momento, porém, o governo dos Estados Unidos ainda não emitiu nenhum comunicado sobre eventuais mudanças no protocolo de retomada das atividades das companhias marítimas.

A Disney Cruise Line está com todas as viagens suspensas até maio em três de seus navios. O quarto deles não navegará até, pelo menos, agosto.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.