Walt Disney World Resort

Cast members colaboram com celebração do “Pride Month”

Depois de uma série de polêmicas junto à comunidade LGBTQIA+ devido ao seu posicionamento inicial diante do, então, projeto de lei “Don’t Say Gay”, a The Walt Disney Company declarou, publicamente, ser a favor da diversidade e prometeu lutar nos tribunais para reverter a decisão do governador da Flórida, Ron DeSantis, de proibir que assuntos relacionados à orientação sexual sejam abordados por pais e professores com crianças até 9 anos de idade. A empresa também prometeu criar uma força-tarefa para desenvolver planos para aumentar a representatividade LGBT em suas produções e ações em geral.

Ainda em maio, a edição de 2022 da “Pride Collection” foi lançada, e a Disney anunciou que doaria 100% dos lucros obtidos com a venda dos produtos para instituições que apoiam jovens da comunidade LGBTQIA+. Nesta quarta-feira (1), em celebração ao Pride Month, que iniciou oficialmente, a companhia revelou que as iniciativas que ocorrerão ao longo do mês já são resultados dessa força-tarefa e da criação de um grupo que permite que seus membros se expressem e deem sugestões do que se deve ser feito. “O [chamado] Disney LGBTQIA+ BERG tem sido instrumental para preparar esse Pride Month com visão, autenticidade e representação da comunidade LGBTQIA+, conectando-se aos nossos mais diversos negócios através da criação de novas experiências para os visitantes”, informou Eli Levin, Gerente da Diversity, Equity & Inclusion for Disney Parks, Experiences and Products. Ele também explicou o que são os BERGs e como funcionam.

“Os BERGs são grupos formados em torno de pessoas que compartilham a mesma identidade, interesses ou vontades. Eles reúnem funcionários não apenas para criar conexões humanas, mas também para permitir que vozes autênticas sejam ouvidas. Funciona ainda para coletar insights e fazer a diferença na comunidade. Atualmente, a Disney possui BERGs que representam mais de dez dimensões, incluindo a comunidade asiática, afro-americana, hispânica/latina, judia, LGBTQIA+, com necessidades especiais, nativos americanos/indígenas, veteranos do serviço militar e mulheres. Esses grupos estão sempre crescendo”, explicou.

A ideia de doar não apenas uma porção dos lucros da “Pride Collection”, como foi feito em anos anteriores, mas sua totalidade, surgiu através do BERG, segundo Levin. “Os membros do grupo [ainda] têm dado muitas ideias sobre como opções de comidas e bebidas que celebram o Pride Month devem ser; têm sugerido novas opções digitais como parte do Disney PhotoPass e alguns toques especiais para os complexos. Esse grupo tem servido para ajudar na representação da comunidade, especialmente no tocante à utilização correta da bandeira progressiva”, acrescentou ele.

A partir desta quarta (1), portanto, também em celebração à comunidade LGBTQIA+ e como sugestão dos membros de um dos BERGs, os visitantes de Walt Disney World encontram oportunidades de fotos inéditas. Em Magic Kingdom, por exemplo, a cabeça do Mickey ganhou novas cores e está sendo exibida na famosa “Purple Wall”, em Tomorrowland. Em outras áreas do complexo, a bandeira que representa a luta por direitos igualitários entre pessoas de diversos gêneros também está sendo utilizada.

Em Disneyland Paris Resort, o jardim que representa o rosto do Mickey e está em frente à entrada do principal parque também ganhou um colorido diferenciado em comemoração ao mês de junho.

Nos próximos dias, outras iniciativas e novidades serão anunciadas pela companhia como forma de aumentar a representatividade da comunidade LGBTQIA+ em seus parques temáticos e negócios.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.