Cinema

Detalhes sobre personagens de “Encanto” são divulgados

A próxima animação da Walt Disney Animation Studios, “Encanto”, chegará, exclusivamente, aos cinemas no próximo dia 24 de novembro, nos Estados Unidos, a tempo do fim de semana de Ação de Graças. A história se passará em uma cidade colombiana e contará a respeito de Mirabel Madrigal, o único membro de sua família que não tem poderes mágicos. Em entrevista ao Good Morning America, os diretores Jared Bush e Byron Howard divulgaram, na sexta-feira (10), mais detalhes sobre o enredo e as personagens.

“Essa é a primeira vez que a gente criou uma família tão estendida como essa”, disse Howard. A história começou de uma forma muito pessoal para nós. Pesquisamos em nossas próprias famílias. Nos perguntamos muitas vezes se a gente, de fato, via a nossa família como ela era”, acrescentou. Serão, ao todo, doze membros que, segundo os criadores, serão muito importantes para a história como um todo.

A principal delas será Mirabel, interpretada por Stephanie Beatriz. Ela é um jovem menina, que é imperfeita, estranha e cheia de manias, mas também tem muita empatia pelos outros e se emociona com facilidade. “Existem muitos momentos no filme que foram improvisados. Nós tivemos muita sorte de ter alguém como a Beatriz nesse papel. E ela conseguiu traduzir muito bem todas as vulnearabilidades da personagem”, afirmou a roteirista Charise Castro Smith. Ela tem momentos engraçados e também em que canta. Os pais de Mirabel, Julieta e Augustín, são vividos por Angie Cepeda e Wilmer Valderrama. A avó, Abuela, por María Cecilia Botero.

Diane Guererro foi a escolhida para viver Isabela, a irmã mais velha de Mirabel. Elas têm um relacionamento complicado. “A Isabela é inteligente e brilhante. Ela é tão perfeita que faz flores brotarem na calçada de casa. Qualquer coisa que ela tente fazer é um sucesso, e Mirabel é justamente o oposto”, acrescentou Howard. “Elas vivem em uma família onde todos são extraordinários, mas a Isabela é ainda mais e, por isso, ela será, ao mesmo tempo, uma personagem amável e uma das antagonistas”.

Outra irmã de Mirabel é Luisa, que é a dona dos maiores bíceps da Disney. “É nela em que Mirabel confia. É ela quem carrega todos os fardos da família e nunca reclama. Nós escolhemos Jessica Darrow para interpretá-la porque ela é durona, mas também muito engraçada e adiciona muito ao filme”, disse Howard, que ainda apresentou Pepa e Félix, tios de Mirabel. Com os próprios sentimentos, ambos conseguem controlar o clima. Juntos, eles são responsáveis por muitas das cenas mais engraçadas do desenho. Pepa é interpretada por Carolina Gaitán, e Félix, por Mauro Castillo. A cantora Adassa será Dolores, filha de Pepa e Félix, uma personagem que deverá se destacar. “Ela é quieta, mas sabe sobre qualquer pessoa”, comentou o diretor.

O filme ainda terá Camilo, um jovem que ainda não sabe quem é, e Antonio, o primo mais jovem de Mirabel, com quem ela mora. “Eles têm uma relação fantástica. Ela é como uma irmã mais velha para ele. Tenho certeza de que todos irão se apaixonar pelo Antonio”, disse Bush.

As músicas da produção foram escritas por Lin-Manuel Miranda, e a trilha, por Germaine Franco. Duas das canções serão em Espanhol. “Esse filme é como um musical latino. Ele terá realismo, muitas influências da Colômbia, muita cultura e diversidade. A cada minuto, haverá algo com o qual as pessoas irão se identificar. Os colombianos compreenderão muitos dos elementos usados, incluindo frases e termos”, concluiu Castro.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.