Cinema

Disney divulga trailer de “Moana”

Conforme prometido há meses atrás, a Disney divulgou, neste domingo (12), o primeiro trailer do filme de fim de ano da Walt Disney Animation Studios: “Moana”.

O trailer deixa claro alguns detalhes importantes que já haviam sido publicados pela própria Disney. Detalhes, por sinal, que, em muito, se assemelham a “Frozen” – em tempo: os criadores de ambos os filmes são os mesmos. (1) O desenho animado será uma aventura liderada por uma personagem feminina. (2) O filme também será um musical. (3) E trará uma boa dose de comédia, que ficará por conta da personagem interpretada por Dwayne Johnson, o semi-deus Maui.

Desafio

A cinco meses da estreia do filme, a Disney tem um grande desafio pela frente: embalar “Moana” e tentar alcançar ou superar o sucesso de “Frozen”, tarefa que não vai ser fácil. Devido às semelhanças estruturais e por se tratar de dois filmes sobre princesas, inevitavelmente, o público vai comparar um ao outro, e alguns irão aos cinemas levando a história de Elsa na cabeça. Cabe a Disney, portanto, criar novas expectativas no público sem deixar que ele pense que o novo filme é uma espécie de “Frozen 2”. E material e potencial pra isso, o novo desenho animado tem, afinal de contas, apesar das já citadas semelhanças, as histórias são diametralmente opostas e possuem aspectos bem únicos. 

(1) Enquanto Anna conta com a ajuda de um boneco de neve – Olaf – para desfazer o “feitiço” jogado em Arendelle pela própria irmã Elsa, Moana terá um semideus ao seu lado em sua aventura em busca da história dos seus ancestrais. (2) Os cenários também são bem diferentes. É frio/neve versus calor/praia. “Frozen” se passa em um reino distante, na Noruega, enquanto “Moana” terá uma ilha do Pacífico Sul como paisagem. 

(3) Conforme visto no trailer também, as músicas serão completamente diferentes e eis aqui um aspecto que a Disney pode explorar, pois não é de hoje que se sabe o quanto o sucesso de um musical depende, claro, das suas canções.

Expectativas – e comparações e ansiedade – à parte, a realidade é que, depois de três anos, o mundo vai, em breve, conhecer mais uma jovem que será integrada à linha de princesas da Disney. Uma princesa que, por sinal, deixa claro, mais uma tentativa da Walt Disney Animation Studios de diversificar suas heroínas, abraçando, cada vez mais, as diferenças da raça humana. 

O filme estreia, nos Estados Unidos, em 23 de novembro. Em dezembro, no Reino Unido, conforme mostrado no trailer; e em janeiro, no Brasil.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.