Variadas

Disney lança plataforma para incentivar a diversidade

Como parte do seu compromisso de aumentar a diversidade e a inclusão em seus parques e produções para o cinema e a televisão, a The Walt Disney Company lançou, nessa quarta-feira (1), uma nova iniciativa, chamada de “Reimagine Tomorrow”. “Na Disney, a inclusão é para todos. A Reimagine Tomorrow é uma forma de amplificar vozes sub-representadas e histórias que não são contadas, bem como defender a importância de uma representação correta e precisa na mídia e no entretenimento. Afinal, todos nós somos maiores que uma única história, e todos nós merecemos nos sentir vistos, ouvidos e compreendidos. A Reimagine Tomorrow é a primeira plataforma digital desse porte criada com o objetivo de dar voz a quem não tem e contar histórias que não têm representatividade atualmente. Ela faz parte do nosso compromisso com a diversidade, a igualdade e a inclusão”, afirmou a companhia.

“Nós estamos muito entusiasmados com esse lançamento, que é um esforço que engloba o compromisso da Disney com a diversidade e a inclusão. A Reimagine Tomorrow é uma plataforma digital que está acessível a nossos funcionários, parceiros e fãs. Ela irá se expandir enquanto ampliamos nossas ações. Nossa intenção é fazer com que cada pessoa se veja e veja suas próprias experiências representadas de uma forma significativa”, disse Latondra Newton, Vice-Presidente do Setor de Diversidade da The Walt Disney Company. “Nós vamos usar o poder das nossas histórias para contribuir com o mundo enquanto tornamos nossa companhia mais forte e mais relevante para o público”, acrescentou.

“E se o mundo me visse da forma que eu me vejo? Não como um criminoso, mas como um jovem; Não como um estrangeiro, mas um pai; Não como mandona, mas como uma líder. [Esse é] um mundo que não me vê por todo o meu potencial, toda minha humanidade, todos os meus sonhos. Um mundo que não me vê de fato. Então, como mudamos a forma que nós vemos? Na Disney, nós começamos reconhecendo que as imagens que mostramos e as histórias que contamos afetam como as pessoas se veem e como elas veem as outras. E, nem sempre, nós fizemos isso da maneira correta. Mas para imaginar o amanhã, nós precisamos fazer um compromisso, hoje, de fazer tudo o que podemos para usar o poder das histórias; para sermos honestos sobre como o mundo era; refletir o mundo como é e imaginar o mundo como ele pode ser. Para mostrar a magia de cada vida, uma complexa, bela e humana história por vez”, narra o vídeo de lançamento da plataforma.

Como parte do iniciativa, a Disney prevê que 50% das personagens criadas para produções roteirizadas dos seus estúdios sejam de grupos sub-representados. A companhia também quer ampliar o conceito da inclusão em suas mídias. Até 2024, ainda pretende doar cerca de US$ 1 bilhão, através de programas sociais, para comunidades impactadas pelo preconceito.

A “Reimagine Tomorrow” é mais um capítulo do esforço que a Disney vem fazendo, desde 2019, para aumentar a pluralidade de seus filmes e excluir dos seus parques cenas e conceitos considerados preconceituosos. Apenas este ano, acrescentou uma nova chave aos seus princípios gerais e expandiu o chamado “Disney Look”, que, agora, permite que os cast members se expressem através de tatuagens, diferentes cores de unhas e cabelos, por exemplo. As reformas do “Jungle Cruise” e “Splash Mountain” também são parte do mesmo processo. “Nós queremos ter certeza de que todos têm uma chance e de que todos são representados. Queremos ver, cada vez mais, um quadro diverso e inclusivo, seja em frente ou detrás das câmeras”, completou Newton.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.