Variadas

“Disney Stores” do Canadá serão fechadas

Ainda em março, algumas “Disney Stores” começaram a fechar suas portas, nos Estados Unidos, como parte de um novo plano da The Walt Disney Company de aumentar o foco dos seus negócios no comércio virtual. Quando anunciou o encerramento de alguns estabelecimentos, a companhia informou que as lojas do Canadá e da Europa também seriam afetadas em algum momento e, ao que parece, isso ocorrerá mais cedo que o previsto.

De acordo com o Retail Insider, todas as 18 lojas físicas da empresa existentes no Canadá serão fechadas nesse verão. Duas delas, inclusive, já encerraram as atividades no último mês. Segundo a publicação, a Disney está pagando todo o valor do contrato, que varia entre um e cinco anos, aos proprietários dos espaços alugados para evitar processos judiciais e acelerar o fechamento. O site ainda afirma que a Disney estabeleceu o dia 1 de agosto como o limite para que todas as lojas canadenses estejam encerradas. Por enquanto, os funcionários ainda não foram informados, oficialmente, sobre as medidas tomadas pela companhia.

Foto: Dustin Fuhs
Foto: Dustin Fuhs

Nos Estados Unidos, cerca de 60 lojas fecharão. Poucas permanecerão abertas. É o caso, por exemplo, da que está localizada em Times Square, em Nova Iorque. Ainda este ano, espera-se que novos anúncios acerca do encerramento das que existem em alguns países da Europa sejam feitos.

Disney Store

Em 2008, a Disney readquiriu suas “Disney Stores”, que estavam sob controle da “Children’s Place Retail Stores Inc.”. Cerca de 231 estabelecimentos foram comprados, nos Estados Unidos e no Canadá, e passaram a ser gerenciados pela Disney Consumer Products, divisão da Disney Parks, Experiences and Products, que era liderada por Bob Chapek, atual CEO da empresa. A decisão em fechar grande parte das lojas é resultado da pandemia e da mudança de comportamento dos consumidores que têm se voltado mais para o comércio virtual, conforme informou Stephanie Young, Presidente da Consumer Products, Games and Publishing.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.