Cinema

“Encanto” é a animação com melhor estreia desde o início da pandemia

Desde que a pandemia iniciou, a indústria cinematográfica é uma das muitas que vêm sofrendo e amargando prejuízos. O fim de semana de Ação de Graças, nos Estados Unidos, é, geralmente, um período utilizado para grandes estreias. Depois de um hiato de um ano, alguns estúdios, incluindo a Walt Disney Animation Studios, aproveitaram o feriado prolongado para lançar novas produções, e a estratégia deu certo. “Encanto” foi o longa mais assistido do fim de semana, no país, e arrecadou US$ 40.3 milhões, uma média de US$ 6.783 em cada uma das sessões exibidas. O valor coincide com as estimativas feitas.

Internacionalmente, porém, a animação faturou um pouco menos que o esperado. Dos US$ 35 milhões estimados, conseguiu apenas US$ 27 mi, totalizando US$ 69.6 milhões, atrás de “Frozen”, “Moana” e “Viva – A Vida é uma Festa”, mas à frente de “Enrolados” e “O Bom Dinossauro”. Na China, o filme ainda segue com a estreia indefinida devido às normas de segurança contra a COVID-19. No país, a maior parte dos cinemas segue fechada.

Apesar de não ter batido recordes ou superado as projeções feitas, “Encanto” tem sido bem avaliado pelo público. No CinemaScore, recebeu nota “A”. No Rotten Tomatoes, está com 92% de aprovação por parte da crítica especializada e 93%, da audiência, abaixo de “Raya e o Último Dragão”, que ficou com índices de 94% e 97%, mas acima de “Luca”, o mais recente lançamento da Pixar.

Fim de semana

Dando sequência ao ranking dos filmes mais assistidos do fim de semana, nos Estados Unidos, “Ghostbusters: Afterlife” ocupou a segunda posição, com US$ 35.3 milhões arrecadados, segundo o Box Office Mojo. Apesar da queda de 44.3% no desempenho, a produção já faturou US$ 115 milhões mundialmente. Em terceiro lugar, “House of Gucci” conseguiu US$ 21.8 milhões. “Eternos” surge em quarto com uma arrecadação de US$ 11.4 milhões, nos últimos cinco dias, e um total mundial de US$ 368 mi, bastante abaixo do esperado pela Marvel Studios. Encerrando a lista aparece “Resident Evil: Welcome to Raccoon City”, com US$ 8.8 milhões.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.