Cinema

“Encanto” está com 93% de aprovação em site de reviews

Em menos de dez dias, a Walt Disney Animation Studios vai lançar seu próximo desenho animado, nos cinemas. Enquanto o público precisará aguardar um pouco mais para conhecer a história de Mirabel e sua família, alguns críticos já assistiram a “Encanto” e têm avaliado a produção positivamente. Não é à toa que o filme está com 93% de aprovação, no Rotten Tomatoes. “Encanto é, bem, encantador”, escreveu David Rooney, do Hollywood Reporter. Já G. Allen Johnson, do San Francisco Chronicle, pontuou que o longa tem “uma história sobre como fraquezas são forças e como forças podem ser fraquezas e como amor e determinação são melhores que magia quando se trata de uma família com problemas. São 98 minutos de puro encanto”.

Encanto deslumbra visual e narrativamente, com canções vibrantes e animação estelar. Stephanie Beatriz lidera um excelente elenco de vozes que ajudam a dar vida a um filme focado, mas que também parece um deleite mágico”, escreveu Andrea Towers, do IGN. Ben Travis, da Empire, também ficou satisfeito com o que viu. “A linhagem de castelos Disney começa em Branca de Neve, mas nunca houve nenhum como La Casa Madrigal, de #Encanto. Visuais vibrantes, canções maravilhosas e uma história com coração fazem outro sucesso da Disney. 60 filmes depois, o estúdio ainda tem a magia”. “Uma encantadora e bela pintura musical que evoca, com realismo, a magia da cultura colombiana”, afirmou J. Don Birman, do Bellow the Line.

Encanto é uma fiesta. Sua história é bela e inédita. Tem diversão, sentimentos e emoção e ainda uma das melhores trilhas sonoras da Disney em muitos anos”, opinou Jesus Agudo, do eCartelera. Para Petrana Radulovic, do Polygon, “a Disney voltou várias vezes às jornadas dos heróis e protagonistas corajosos olhando para o horizonte, sonhando com aventura ou romance. #Encanto não é isso. É algo novo e dinâmico: é sobre parentes que se amam muito, mas têm dificuldades em se entender”. Rachel Labonte, do ScreeRant, também se disse surpresa com a produção. “Este conto original, que já guarda muita magia no seu enredo, é a dose perfeita de conforto para as famílias neste final de ano difícil. Embora não consiga sair dos moldes da Disney, Encanto é muito auxiliado por uma história única, um elenco encantador de personagens e uma mensagem vital”.

Apesar da alta pontuação e das muitas reviews positivas, alguns jornalistas e bloggers apontaram algumas falhas na produção. Segundo Robert Kjoder, do Flickering Myth, “o filme não consegue se manter fiel à sua mensagem, e isso é uma vergonha”. “A história possui muitos elementos desnecessários, e a música poderia ser melhor, mas essa animação tem charme suficiente para superar seus próprios defeitos. Também tem mensagens importantes sobre família e auto-confiança”, pontuou Carla Hay, do Culture Mix, cuja opinião sobre a trilha sonora diferiu da maior parte dos críticos.

“Encanto” tem direção de Byron Howard e Jared Bush. Já o elenco é formado por Stephanie Beatriz, John Leguizamo, María Cecilia Botero, Wilmer Valderrama, Adassa, Diane Guerrero, Mauro Castillo, Angie Cepeda, Jessica Darrow, Rhenzy Feliz e Carolina Gaitán. As canções são de Lin-Manuel Miranda.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.