Cinema

“Encanto” poderá arrecadar US$ 75 mi no primeiro fim de semana

A mais nova animação da Walt Disney Animation Studios será lançada, logo mais, nos Estados Unidos, e deverá arrecadar, até o domingo (28), entre US$ 35 mi e US$ 40 milhões, no país. Em mercados internacionais, a produção pode faturar outros US$ 35 milhões, totalizando US$ 75 mi. Em países como Austrália, Nova Zelândia, Filipinas e Vietnã, “Encanto” só vai chegar aos cinemas em uma data posterior. De acordo com o Deadline, o filme já arrecadou pouco mais de US$ 2.5 milhões em pré-vendas, estando atrás, por exemplo, de “Detona Ralph”, que também foi lançado no feriado de Ação de Graças e arrecadou US$ 49 milhões, nos primeiros dias de exibição.

Na China, grande parte dos cinemas ainda está fechada, e , por enquanto, ainda não se sabe quando “Encanto” irá estrear por lá. A bilheteria total da produção será impactada por esse não-lançamento. O possível confinamento em alguns lugares da Europa também é uma preocupação dos produtores do filme, que foi traduzido em 41 diferentes idiomas. Nos Estados Unidos, ele será exibido em mais de 3.800 salas, tanto em Inglês quanto Espanhol, e essa versão foi gravada apenas por artistas colombianos.

Se “Encanto” terminar o fim de semana prolongado com os previstos US$ 75 milhões, ele ocupará a terceira posição no ranking dos lançamentos de Thanksgiving mais assistidos da Walt Disney Animation Studios. Em primeiro lugar, está “Frozen” com US$ 93,9 milhões. Na sequência, “Moana”, com US$ 82 milhões, “Viva – A Vida é uma Festa”, com US$ 72,9 milhões, “Enrolados”, com US$ 68,7 milhões, e “O Bom Dinossauro”, com US$ 55,4 milhões.

A expectativa é que, na América Latina, os resultados sejam tão bons ou melhores que os de “Viva – A Vida é uma Festa”, que continua sendo o filme americano com melhor resultado no México, onde conseguiu US$ 57.9 milhões. No Chile, ele possui a segunda melhor bilheteria da história, com US$ 10 milhões. Em outros países da região, também alcançou excelentes números. Na Argentina, foram US$ 9.5 milhões; no Brasil, US$ 9.4 milhões; na Venezuela, US$ 9 milhões, e na Colômbia, US$ 6.8 milhões.

No Rotten Tomatoes, “Encanto” está com 91% de aprovação por parte da crítica e 95%, entre o público.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.