Shanghai Disney Resort

Estilistas explicam criação de figurinos

Shanghai Disneyland continua as comemorações de aniversário de 5 anos, e, dentre as atrações inéditas, os visitantes estão tendo a oportunidade de ver Mickey e seus amigos e ainda a turma de Duffy com fantasias especiais, que foram criadas, exclusivamente, para o “Year of Magical Surprises”. Para desenvolver e confeccionar as roupas, foram necessários vinte meses e o envolvimento de vários cast members que foram liderados por Kenneth Leung, Chin Yeh, Nick Xu e Joy Yan, da equipe de figurino de Shanghai Disney Resort.

“Foi uma longa jornada para criar essas roupas. Nós começamos com vinte meses de antecedência, ainda no verão de 2019. Nós gastamos cerca de cinco meses apenas no desenvolvimento do conceito, no design das fantasias e escolha dos tecidos. Foram necessários outros quatro meses criando protótipos, fazendo provas, verificando os tamanhos e fazendo ajustes necessários”, explicou Leung, Diretor de Figurino. “Sempre que nós recebemos um novo projeto, nós precisamos pesquisar sobre as características dos tecidos, pensar nos acessórios que irão acompanhar as roupas e ainda no que precisaremos adicionar para finalizar o look. Geralmente, a gente precisa de muitos meses para experimentar e ajustar detalhes antes de tomar uma decisão final. Apenas para criar os modelos que usaríamos, foram necessários onze meses e cerca de 9.980 horas de trabalho. Mais de 23 equipes estiveram envolvidas no projeto”, completou Xu, que trabalha no departamento desde 2017.

A ideia das fantasias foi criada a partir do “Enchanted Storybook Castle”. “O Castelo é o ícone do nosso complexo. Inspirados por ele, nós queríamos adicionar elementos clássicos e que dessem um aspecto de realeza às fantasias. As cores creme e champagne são excelentes escolhas porque, além de serem elegantes, são, comumente, usadas em fitas que embalam presentes. Nós queríamos dar essas fantasias de presente para nossos visitantes”, explicou Yeh. “Essa celebração, para nós, é algo único, cheio de charme e memorável. A gente queria que os anfitriões dessa festa, que são Mickey e Minnie, estivessem bem vestidos. Queríamos ainda que as mesmas cores estivessem presentes em todas as roupas para dar unidade a elas”, completou.

“Você vai ver uma paleta de marfins e outras cores, como roxo, vermelho, azul e verde, em todas as fantasias. Cada cor foi escolhida, de forma individual, para cada personagem de forma que, juntas, elas criam harmonia. Essa ideia foi inspirada a partir da filosofia oriental de harmonia que combina cinco elementos. Os cinco elementos são representados por diferentes cores, que destacam a relação delas com o mundo natural”, detalhou Yeh. “Além da harmonia, também usados o estilo Art Deco nas roupas, por isso, você vê muitas linhas e um gradiente de cores. Queríamos ajudar a criar uma atmosfera de celebração para todos aqueles que vissem os trajes”, afirmou Yan.

As fantasias foram apresentadas, pela primeira vez, ao público, em um desfile dentro do “Enchanted Storybook Castle”, no final de março. Os criadores dos trajes participaram do evento e, somente agora, em entrevista ao The Disney Parks Blog, tiveram a chance de expressar a alegria de verem de perto o resultado. “Foi um enorme prazer participar do desfile como um estilista da Disney e representar nossa equipe. O processo inteiro foi muito divertido, e eu fiquei muito feliz em ver as personagens brilhando com suas roupas inéditas”, disse Yeh. “Aquela foi a primeira vez que eu trabalhei no palco e não nos bastidores. Foi uma rara experiência para mim. Eu estava muito feliz, e minha família ficou muito orgulhosa de mim. A Disney é um lugar onde podemos criar magia, e essa magia vai continuar a dar poder aos meus próximos trabalhos”, concluiu Xu.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.