Cinema

“Eternos” ganhará uma sequência?

“Eternos” ainda nem sequer foi lançado, e muito se tem questionado se o filme ganhará ou não uma sequência. A produção virou notícia, nessa quarta-feira (27), ao se tornar o filme do MCU com a pontuação mais baixa do Rotten Tomatoes. Apesar dos múltiplos elogios que recebeu logo após sua première em Los Angeles, o longa só está com 65% de aprovação no site, resultado de 93 reviews de críticos. O número é menor que o de “Thor: O Mundo Sombrio”, que ficou com 66%, sendo, até então, o recordista.

Dentre aqueles que avaliaram o filme, muitos apontam que a história não consegue alcançar a ambição pretendida. “Enquanto eu devo respeitar que o MCU aceitou um enorme risco ao contar uma história ambiciosa e diferente, o enredo, simplesmente, não é páreo para a ambição do filme”, escreveu Sean Chandler. “As pessoas irão decidir por si próprias se as inovações utilizadas são suficientes ou não, mas, para mim, foram desapontadoras”, afirmou Mikel Zorrilla.

Para K. Austin Collins, da Rolling Stone, “Eternos é bastante poluído porque está sempre exibindo aquilo que pode fazer, aonde pode ir, mas isso termina se sobrepondo ao que ele tem para oferecer. Existem verdadeiros dilemas e verdadeiras batalhas escondidas em uma narração lenta”. “Esse filme se parece com um balão que foi enchido além da conta e estourou; tem demais e não é suficiente. O resultado é ambicioso, bem feito, mas, infelizmente, fácil de ser esquecido”, apontou Germain Lussier.

“Por quase três horas, o filme parece estar em uma verdadeira batalha contra si próprio”, escreveu Kyle Pinion, do The Beat. Outros críticos ainda indicaram que a produção é super-lotada de informações e que termina não conseguindo se tornar um clássico. “Aquilo que parecia um casamento perfeito entre a Marvel Studios e Chloé Zhao termina sendo um dos maiores tiros errados do estúdio”, disse Nate Adams.

Mas e a sequência?

Apesar da má avaliação dos críticos, o que vai definir se a produção ganhará ou não uma sequência será a bilheteria obtida, e essa deverá bater recordes, de uma forma ou de outra. Ainda que as primeiras reações não sejam positivas, os fãs do MCU estão ansiosos para assistir à introdução de tantos heróis ao mesmo tempo e, certamente, vão querer formar suas próprias opiniões. Estimativas preliminares dão conta de que o primeiro fim de semana de exibição será o mais lucrativo de 2021 e superará “Viúva Negra”, “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” e o novo “007”.

A arrecadação, portanto, deixará claro se uma continuação será ou não possível. Mas mesmo que o estúdio opte por não prosseguir com a história dos Eternos, algumas das personagens poderão retornar em outras produções, afinal cartas não faltam na manga de Kevin Feige.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.