Cinema

James Cameron pode abandonar direção de sequências de “Avatar”

Depois de mais de dez anos do lançamento do primeiro filme da franquia, “Avatar: O Caminho da Água” chegará aos cinemas em dezembro deste ano e contará com os retornos dos protagonistas Jake e Neytiri e também da RDA. À mais nova edição da Empire, que começa a ser vendida nessa quinta-feira (7), Jon Landau explicou que a organização tem, agora, criaturas chamadas Recoms, que são avatares com memórias de soldados humanos. “Eles estão voltando com uma armada para recuperar o bem valioso que perderam”, afirmou o produtor, que ainda acrescentou que, dessa vez, a RDA tentará extrair os recursos dos oceanos de Pandora. Mais uma vez, Miles Quaritch será o líder da expedição.

Apesar de ter morrido no final do primeiro filme, sua consciência foi incorporada ao corpo de um Recom. “Ele está maior, mais azul e muito aborrecido, mas pode haver um aspecto de humildade. Quando você leva duas flechas Na’vi no peito, isso tem algum tipo de efeito em você. [Ele] sempre foi uma personagem que se movia em linhas retas e em ângulos retos. Mas, agora, ele é muito ágil. Ele pode se mover com o mesmo tipo de astúcia e qualidade selvagem que qualquer Na’vi“, explicou Stephen Lang, que dará vida ao coronel.

Também à revista, James Cameron indicou que o filme deverá ter cerca de três horas de duração e que espera que ninguém reclame do tempo. “Eu não quero ninguém reclamando sobre o comprimento sabendo que eles sentam e assistem [TV] por oito horas. Eu, praticamente, posso escrever essa parte da resenha: O filme agonizantemente longo de três horas. Deem-me um tempo. Eu vi meus filhos sentarem e assistirem a cinco episódios de uma hora seguidos. Aqui está a grande mudança de paradigma social que precisa acontecer: não há problema em se levantar para fazer xixi”, disse ele, que também afirmou não ter certeza se irá dirigir os próximos longas da franquia.

“Eu acho que, eventualmente, com o tempo – eu não se será depois do terceiro ou do quarto – eu vou querer passar o bastão para um diretor em quem eu confie. Assim, eu posso fazer outras coisas nas quais esteja interessado. Ou talvez não. Eu não sei”, disse. Nos próximos anos, outras sequências de “Avatar” serão lançadas. “Avatar 3” está previsto para 20 de dezembro de 2024; “Avatar 4”, para 18 de dezembro de 2026, e “Avatar 5”, para 22 de dezembro de 2028.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.