Walt Disney World Resort

Linha de trem entre Orlando e Tampa é adiada

Em uma reunião que durou mais de três e foi realizada na noite dessa terça-feira (20), a “Central Florida Expressway Authority” decidiu, através de votação unânime, adiar a construção da linha de trem que conectaria o Aeroporto Internacional de Orlando a Tampa, fazendo uma parada em Disney Springs, em Walt Disney World Resort. A novidade torna os planos da “Brightline” incertos e força a empresa a buscar uma outra alternativa para a construção da rota. “Nós teremos alguns meses ainda até que a Brightline chegue a um ponto crítico em que perceberá que não há outra saída”, disse Christopher Maier, Membro da “Expressway Authority”.

O projeto vinha sofrendo oposição da comunidade de “Hunter’s Creek”, que afirmava que a linha férrea ao longo da 417 iria desvalorizar as propriedades residenciais do entorno, além de aumentar a poluição sonora e visual, e ainda da “International Drive Resort Area Chamber of Commerce”, que representa os negócios do entorno da International Drive e defendia que o trajeto fosse construído ao longo da 528 Taft/Vineland e tivesse uma estação no Orange County Convention Center para atender o corredor da I-Drive. A “Brightline”, por sua vez, havia escolhido a rota através da Rodovia 417, que seria mais barata, cerca de US$ 700 mil a menos, e exigiria menos desapropriações.

Quem também fez oposição à rota escolhida pela “Brightline” foi o Universal Orlando Resort, que acredita que uma estação no corredor da International Drive iria beneficiar seus negócios. O complexo chegou, inclusive, a oferecer 17 acres de terra para a construção do trajeto. “Nós vamos colocar nosso dinheiro e nossas fontes onde nossa boca está”, afirmou John Sprouls, Vice-Presidente da Universal Parks & Resorts.

Executivos da “Brightline” se disseram tranquilos com a decisão e que continuam certos de que, em breve, estarão mais próximos de uma decisão definitiva a respeito do trecho entre Orlando e Tampa. Atualmente, a empresa continua a construção da linha entre Miami e Orlando.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.