Walt Disney World Resort

Lei impede que empresas obriguem vacinação entre funcionários

Enquanto o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tenta que um maior número de pessoas se vacinem contra a COVID-19, o governador da Flórida, Ron DeSantis, segue em sua empreitada de impedir que o imunizante se torne obrigatório. Depois de expedir ordens executivas, durante o pico da pandemia, que proibiam a criação de leis municipais que obrigassem o uso de máscaras, ele determinou que nenhuma empresa pode despedir um funcionário caso o mesmo se recuse a receber a vacina. Com isso, a Disney precisou pausar seu requerimento, que vinha exigindo que todos os membros do elenco de Walt Disney World fossem imunizados.

“Nós acreditamos que a nossa abordagem de obrigar as vacinas tem sido a correta, já que continuamos com o nosso foco na segurança e bem estar de nossos membros do elenco e visitantes. Nesse momento, 90% do nosso quadro de funcionários da Flórida está, completamente, vacinado. Nós iremos aguardar o desenrolar dessa situação imposta pelo governador para decidir o que fazer”, informou Walt Disney World Resort em um comunicado.

Recentemente, um informe também foi enviado aos próprios cast members, deixando-os cientes de que o requerimento havia sido pausado devido à lei assinada por DeSantis. “A pausa continuará em vigor até que tenhamos acessado o conteúdo legal da lei que impede que funcionários sejam obrigados a se vacinar”, afirmou a companhia. “Como nós esperávamos, a Disney interrompeu a obrigatoriedade das vacinas de forma a cumprir com a lei da Flórida. Nós acreditamos que todas as companhias do estado deverão fazer o mesmo, esta semana, e seguir aquilo que foi determinado pelo governador DeSantis”, escreveu um porta-voz do governo à Fox 35 Orlando.

Ainda em setembro, quando a Disney anunciou que as vacinas seriam obrigatórias para seus membros do elenco, alguns cast members chegaram a fazer pequenos protestos, em Orlando, inclusive em uma das entradas de Disney Springs. Na época, a companhia não se pronunciou sobre o movimento e prosseguiu com a exigência.

Foto: Blog Mickey
Foto: Blog Mickey

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.