Variadas Walt Disney World Resort

Por receio de vaias, participação de CEO em evento é cancelada

Entre sexta-feira (19) e domingo (21), Walt Disney World Resort vai sediar o “Destination D23”, um evento criado pelo fã-clube da Disney, que contará com uma série de painéis e anúncios para o futuro dos parques da companhia. Conforme publicação feita ainda em julho, Bob Chapek, CEO da The Walt Disney Company, seria o responsável por dar início às apresentações, sendo o primeiro a se pronunciar. A presença do executivo, porém, foi, silenciosamente, removida da página oficial da “D23”, levando a crer que ela tenha sido cancelada.

Informações não-oficiais dão conta de que a decisão foi tomada por receio de que Chapek seja vaiado pelo público presente, que será formado apenas por fãs da companhia, pessoas que, em sua maioria, não estão satisfeitas com a gestão do americano. Desde que assumiu a Disney no início de 2020, o CEO vem recebendo uma série de críticas, e a situação, que já era ruim, foi agravada com a demissão de 28 mil cast members em plena pandemia. A disputa judicial entre Scarlett Johansson e a empresa por causa do lançamento híbrido de “Viúva Negra” trouxe à tona a inabilidade de Chapek para o cargo. Mas não parou por aí!

O anúncio da substituição do “FastPass” por um serviço pago, o Disney Genie+, gerou novas controvérsias, que, somadas a outros cortes de orçamento, levaram alguns guests a hostilizar Chapek no dia 1 de outubro, em Magic Kingdom. Em uma rápida aparição no parque para dar início à “The World’s Most Magical Celebration”, ele ouviu críticas de pessoas que tentaram se aproximar. Não demorou para que o mesmo fosse levado aos bastidores. Desde então, não voltou a fazer nenhuma aparição pública perante fãs da companhia, principalmente, depois que uma petição pedindo sua demissão começou a circular na internet e, rapidamente, conseguiu mais de 73 mil assinaturas.

Sabendo que o evento contará, em sua grande maioria, com fãs de longos anos da companhia, a Disney resolveu optar por evitar constrangimentos, e Chapek não deverá mesmo aparecer. Josh D’Amaro, Presidente da Disney Parks, Experiences and Products, será o responsável por fazer os mais importantes anúncios.

Até o momento, ninguém da Disney se pronunciou sobre o assunto ou confirmou a participação de Chapek.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.