Shanghai Disney Resort

Complexo completa 5 anos

Shanghai Disney Resort faz aniversário, nessa quarta-feira (16). Há cinco anos atrás, Shanghai Disneyland abriu seus portões pela primeira vez, inaugurando uma série de atrações inéditas e experiências exclusivas do complexo. A história do resort chinês, porém, começou cinco anos antes da abertura oficial, em abril de 2011, quando a novidade foi anunciada pela The Walt Disney Company e pelo Shanghai Shendi Group.

A construção do complexo começou pouco mais de um ano depois do anúncio, em 26 de abril de 2012. Uma bandeira foi instalada no local onde seria erguido o “Enchanted Storybook Castle”, que é o maior e mais alto castelo de um parque da Disney, com quase 61 metros de altura. Ele demorou cerca de três anos para ficar pronto e, no dia 19 de maio de 2015, recebeu um ornamento de ouro, que representa uma Peônia Chinesa e simboliza otimismo e esperança e mostra que, com um pouco de magia, todo sonho se torna realidade. Ela está instalada na mais alta dentre as oito torres do ícone.

Também em 2015, mas em julho, Bob Iger, CEO da The Walt Disney Company na época, revelou, pela primeira vez, algumas das atrações que os visitantes encontrariam no parque. Uma maquete do Castelo foi, então, apresentada junto com imagens dos hotéis, de algumas lojas e de experiências que estavam sendo desenvolvidas.

Mais tarde, em outubro do mesmo ano, Shanghai Disney Resort sediou uma feira, que marcou o início do processo de seleção e recrutamento dos cast members. Atualmente, cerca de 12 mil pessoas trabalham no complexo, que já recebeu diferentes prêmios e foi reconhecido, algumas vezes, como a melhor empregadora da China.

A tão aguardada abertura do resort ocorreu no dia 16 de junho de 2016 e contou com uma grande cerimônia presidida por Iger. Autoridades e celebridades chinesas também estiveram presentes.

Desde a abertura, Shanghai Disneyland já foi visitada por milhões de pessoas e é, hoje, um dos destinos mais procurados da Ásia, recebendo, inclusive, mais turistas que Hong Kong Disneyland, que também está na China e existe desde 2006. Apenas no primeiro ano, foram mais de 11 milhões de guests. O sucesso do parque é, em grande parte, atribuído à combinação da magia da Disney à cultura chinesa.

Outra característica do parque são as inovações tecnológicas que estão presentes em brinquedos como a versão super moderna do “Pirates of the Caribbean” e em shows como, por exemplo, o “ILLUMINATE! A Nighttime Celebration”, que estreou este ano como parte das comemorações de aniversário.

Para atrair turistas, mas também residentes na China, o complexo celebra, desde a inauguração, os mais importantes festivais do país. A cultura local está presente na decoração permanente do resort e também em eventos sazonais, que comemoram os mais diferentes aspectos da tradição milenar chinesa. O complexo também desenvolve uma série de trabalhos com a comunidade local e está, ativamente, envolvido em iniciativas que visam a levar alegria e bem-estar a quem mais precisa. Recentemente, inclusive, anunciou uma doação que dará continuidade a uma iniciativa desenvolvida em parceria com hospitais infantis.

Outra preocupação de Shanghai Disney Resort é o meio ambiente. O complexo tem vários projetos de conservação da natureza. O “Wishing Star Park” é, por exemplo, um parque natural, visitado, todos os anos, por diferentes espécies animais. No lugar, atividades que visam à conscientização das pessoas sobre a importância do ecossistema local são desenvolvidas. Além disso, o complexo cuida da acessibilidade de seus visitantes e, por isso, possui um programa exclusivo, o “MagicAll”, que dá acesso aos guests com quaisquer tipos de deficiência à grande parte das atrações e experiências.

Desde que foi inaugurado, Shanghai Disneyland já foi ampliado uma vez e, em breve, ganhará uma nova área. Em abril de 2018, o parque inaugurou sua Toy Story Land e, atualmente, está construindo uma terra inspirada em “Zootopia”, que será inédita e exclusiva. O complexo chinês também foi o primeiro a fechar quando a pandemia iniciou e também a reabrir, em maio de 2020. Desde então, não precisou mais interromper as atividades e segue com alguns protocolos de segurança enquanto celebra o “Year of Magical Surprises”. Como parte das comemorações, um novo show, o “Mickey’s Storybook Adventure”, vai estrear para o público em geral, nessa quarta (16).

Além de Shanghai Disneyland e do “Wishing Star Park”, o complexo ainda possui um centro de entretenimento, o Disneytown, e dois hotéis, o “Shanghai Disneyland Hotel” e o “Toy Story Hotel”, que oferecem uma série de atividades únicas.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.