Disney+

“The Mandalorian”: Voz de Mark Hamill não era a original

“The Mandalorian” é um dos seriados de maior sucesso do Disney+. Enquanto as gravações da terceira temporada não começam, revelações sobre a segunda continuam sendo feitas. Apesar de o último episódio ter ido ao ar já há oito meses, apenas agora os fãs descobriram que a voz de Luke Skywalker não era a original de Mark Hamill.

A season finale da segunda temporada contou com a aparição surpreendente de um jovem Luke Skywalker. Usando tecnologia de ponta, a equipe do seriado rejuvenesceu Hamill e sua voz. “Por mais de 17 meses, eu mantive meu voto de silêncio e permaneci calado sobre meu episódio em The Mandalorian. Hoje, muitas das suas questões serão respondidas”, escreveu o ator, no Twitter.

As respostas foram dadas no mais recente capítulo do programa “Disney Gallery: Star Wars: The Mandalorian”, no qual Jon Favreau revelou que uma tecnologia especial foi utilizada para fazer a voz de Hamill soar como a que ele tinha nos primeiros longas da franquia. “Algumas pessoas não perceberam que a voz dele não é real. A voz dele, do jovem Luke Skywalker, foi completamente sintetizada usando um sistema que se chama Respeecher“, disse. O editor de som, Matthew Wood, explicou como funciona o programa. “É um sistema que você alimenta com informações, e ele aprende. Eu tinha o material de arquivo do Mark [Hamill] daquela época. Tínhamos as gravações originais, uma fita de gravações limpa da época e também peças de rádio de Star Wars. Consegui obter gravações claras disso. Coloquei no sistema, e ele aprendeu esses dados”, afirmou. “O computador desenvolveu um tom como o que Mark tinha naquela época e recriou uma voz que soou como a dele”, concluiu Dave Filoni, que produz a série.

Tanto as duas temporadas de “The Mandalorian” quanto o “Disney Gallery: Star Wars: The Mandalorian” estão disponíveis no Disney+.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.