web analytics
Variadas

Vocabulário Disney: conheça termos do mundo mágico

Visitar quaisquer um dos complexos da Disney, seja nos Estados Unidos, na França, China ou Japão, é entrar em um mundo mágico, que transporta crianças e adultos para locais encantados, distantes da realidade. Além da atenção aos detalhes, tecnologia usada e cenários de filmes, um dos elementos que ajudam a mergulhar os visitantes nesse universo são as palavras usadas nos parques. Em placas e em conversas com aqueles que trabalham nos resorts, o guest vai ver e ouvir termos que só são usados na Disney. Muitos deles são utilizados há tantos anos que já fazem parte do vocabulário natural de várias pessoas.

Conhecer alguns desses termos e palavras é, portanto, não apenas curioso, mas também uma forma de entender um pouco melhor como a magia é criada nos resorts da Disney.

De A a Z

ANNUAL PASS: passe anual da Disney. Um ingresso que permite aos guests visitar os parques várias vezes ao ano. Existem vários tipos diferentes de Annual Pass, e cada complexo possui tipos diferentes bilhetes para o ano todo.

ANNUAL PASSHOLDERS: aqueles que possuem algum tipo de Annual Pass. Uma série de benefícios é oferecida para esses guests.

AVENGERS CAMPUS: área inspirada nos super-heróis da Marvel, a qual será aberta, por fases, em Disneyland Resort e Disneyland Paris Resort, respectivamente, a partir de 2020 e 2022.

BACKSTAGE: bastidores. Áreas em que os guests não podem transitar.

BIBBIDI BOBBIDI BOUTIQUE: nome do salão de beleza da Disney. O local oferece diferentes pacotes, os quais transformam crianças em princesas. Todos os complexos e os navios da Disney possuem, pelo menos, uma unidade.

CAST MEMBER: membro do elenco. Na Disney, as palavras funcionário e colaborador não são usadas. Por uma determinação do próprio Walt Disney, todos aqueles que trabalham para a companhia devem ser chamados de cast members.

DCA: abreviatura de Disney California Adventure, parque de Disneyland Resort.

DISNEY+: sistema de streaming da Disney lançado em novembro de 2019. A plataforma possui a maior biblioteca de filmes e programas da internet.

DISNEY DINING PLAN: pacote de refeições para os complexos da Disney. Pagando um determinado valor, é possível escolher quantas refeições quer fazer ao longo do dia. Opções de pratos pré-fixadas serão apresentadas nos restaurantes escolhidos.

DISNEY SPRINGS: centro de compras, gastronomia e entretenimento de Walt Disney World Resort, na Flórida. Era chamado, até 2015, de Downtown Disney.

DISNEYTOWN: entro de compras, gastronomia e entretenimento de Shanghai Disney Resort, na China.

DISNEY VILLAGE: centro de compras e gastronomia de Disneyland Paris Resort, na França.

DOWNTOWN DISNEY DISTRICT: centro de compras, gastronomia e entretenimento de Disneyland Resort, em Anaheim.

DRAWN TO LIFE: espetáculo do Cirque du Soleil criado em parceria com a Disney para o complexo de Walt Disney World Resort. A estreia oficial está marcada para abril de 2020, em substituição ao La Nouba.

DISNEY VACATION CLUB: sistema de time-share da Disney. Através de uma quantidade de pontos comprada, o guest tem direito a se hospedar em uma série de hotéis de Walt Disney World, Disneyland e Disneyland Paris Resort. Aqueles que fazem parte do programa são chamados de Disney Vacation Club members.

DISNEY CRUISE LINE: companhia de cruzeiros da Disney. A empresa conta, hoje, com quatro navios – Disney Magic, Disney Wonder, Disney Dream e Disney Fantasy. Nos próximos anos, outros três navios serão inaugurados. Até agora, apenas um teve o nome divulgado.

DISNEY WISH: o quinto navio da Disney Cruise Line, o qual começará a navegar em janeiro de 2022.

EPCOT: nome do segundo parque inaugurado pela Disney, em Orlando. Epcot é a junção das primeiras letras de Experimental Prototype Community of Tomorrow – Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã, em Português. É dedicado à cultura e ao futuro e foi uma criação do próprio Walt Disney que, em seus planos, pretendia criar não um parque temático, mas uma cidade, tecnicamente, ideal, a qual representaria a Comunidade do Amanhã.

EPCOT FOREVER: show temporário de Epcot, que substituiu o IllumiNations, Reflections of Earth. O espetáculo, que é uma homenagem à história do parque, estreou em 1 de outubro de 2019 e vai ser apresentado até a Primavera de 2020, quando dará lugar ao definitivo HarmonioUS.

ESPN WIDE WORLD OF SPORTS: complexo esportivo localizado em Walt Disney World Resort. No espaço, ocorre, anualmente, uma série de eventos esportivos.

FASTPASS+: sistema que permite a marcação de um horário para brincar em uma determinada atração sem enfrentar a fila regular. Em Walt Disney World, o agendamento é feito através do aplicativo My Disney Experience. Em complexos como Disneyland Paris Resort e Tokyo Disney Resort, é preciso retirar um ingresso em papel em máquinas distribuídas pelos parques.

GALAXY’S EDGE, STAR WARS: área inspirada na franquia Star Wars. Reproduz o Planeta Batuu, um lugar criado pelos imaginneers para formar a história da land que existe em Disneyland Resort e Walt Disney World Resort. Foi inaugurada em Anaheim, em maio de 2019, e, em Orlando, em agosto do mesmo ano.

GUEST: no sentido literal quer dizer convidado. Na Disney, representa o visitante de qualquer um dos parques da companhia ao redor do mundo. O termo foi escolhido por Walt Disney para fazer seus clientes se sentirem especiais.

HARMONIOUS: novo show de Epcot que vai estrear na Primavera de 2020. O espetáculo é o substituto definitivo do IllumiNations, Reflections of Earth e vai contar sobre a influência que a música tem nos filmes da Disney.

HUB, THE: área que está localizada em frente ao Castelo de cada parque. É composta por uma praça, a qual se localiza no final da Main Street U.S.A (essa terra possui outros nomes nos complexos chineses e japonês), e é de onde partem vários caminhos por onde os visitantes podem seguir para visitar as demais lands.

ILLUMINATIONS, REFLECTIONS OF EARTH: um dos shows mais tradicionais de Walt Disney World Resort. Estreou, em Epcot, em 1999, e foi aposentado em setembro de 2019.

IMAGINEER: combinação das palavras imagination e engineer. A palavra foi criada por Walt Disney para designar as mentes criativas por detrás de seus parques temáticos. Foi usada, oficialmente, pela primeira vez, em 1952, com a criação da WED Enterprises.

JOURNEY INTO IMAGINATION: uma das mais clássicas atrações de Epcot. Inaugurada em 1983, o brinquedo tem como estrela principal Figment, um simpático dragãozinho roxo que representa uma centelha de imaginação.

LAND: o mesmo que terra. Cada uma das áreas dos parques da Disney é conhecida como land.

LA NOUBA: espetáculo do Cirque du Soleil que foi apresentado em Walt Disney World entre os anos de 1998 e 2017.

MAGICBAND: pulseiras desenvolvidas pela Disney que funcionam como ingresso, chaves do quarto e ainda cartão de crédito. Um chip colocado dentro do bracelete armazena informações dos visitantes, as quais são fornecidas através do My Disney Experience. Em Walt Disney World, único complexo onde estão disponíveis, as MagicBands funcionam também como a identificação do guest.

MANDALORIAN, THE: primeira série live-action inspirada no universo de Star Wars. Faz parte da biblioteca de programas do Disney+ e, devido ao enorme sucesso, foi renovada para uma segunda temporada, a qual estreia no segundo semestre de 2020.

MEMORY MAKER: pacote de fotos que faz parte do sistema de PhotoPass. Depois de compra-lo por um preço fixo, o visitante pode fazer o download de todas as fotografias tiradas por um algum fotógrafo da Disney.

MONORAIL: transporte que funciona como um trem suspenso no ar e que não utiliza rodas. Foi criado pelo imagineer Bob Gurr e inaugurado, em Disneyland, em 1959. Atualmente, existe no complexo da Califórnia, em Walt Disney World Resort e Tokyo Disney Resort, o qual vai implantar uma nova frota até 2024.

MY DISNEY EXPERIENCE: aplicativo oficial de Walt Disney World Resort. Através dele, é possível gerenciar todos os planos de viagem ao complexo, desde reserva de hotel até seleção de Fastpass+.

ONSTAGE: o contrário de backstage, ou seja, todas as áreas por onde os guests podem transitar.

ORIENTAL LAND CO.: empresa proprietária de Tokyo Disney Resort. Uma licença é paga à Walt Disney Co. para utilização de filmes, personagens e atrações. Apesar de deter 100% do complexo, a empresa precisa da autorização da Disney para criar novos projetos.

PARK HOPPER: tipo de ingresso que permite que os visitantes entrem em mais de um parque no mesmo dia. Essa opção de bilhete costuma ser mais cara que as regulares.

PHOTOPASS: sistema que permite que todas as fotos tiradas dentro dos parques da Disney por um fotógrafo oficial fiquem armazenadas ou na MagicBand ou no site do programa para posterior download.

QUICK SERVICE: restaurantes de serviço rápido, do tipo em que o visitante pede a comida no caixa e só senta após recebê-la.

RUNDISNEY: divisão responsável por todas as corridas de rua que ocorrem nos complexos da Disney ao redor do mundo.

SKYLINER, DISNEY: sistema de transporte inaugurado em Walt Disney World Resort em 2019. É um teleférico que conecta dois parques temáticos e quatro hotéis no complexo.

TABLE SERVICE: restaurantes de serviço completo onde o guest, depois de fazer o check-in, é levado para uma mesa. Os pedidos são à la carte.

THEME PARK: parque temático. Em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, a Disney possui quatro. Na Califórnia, também nos Estados Unidos, são dois. Nos arredores de Paris, na França, mais dois. No Japão, outros dois. E na China, a mesma quantidade.

TOKYO DISNEYSEA: o segundo parque de Tokyo Disney Resort. Foi inaugurado em 2001 e é um dos mais diferentes em termos de design dentre todos os existentes com a bandeira da Disney. Está em processo de expansão e ganhará três novas áreas inspiradas em Rapunzel, Anna e Elsa e Peter Pan.

TTC: abreviatura de Ticket and Transportation Center. É um centro localizado na área de Magic Kingdom, onde estão as bilheterias e área de revista de bagagem e ainda de onde o visitante escolhe como quer chegar ao parque, se de monorail ou ferryboat.

UB IWERKS: desenhista/cartunista americano que trabalhou junto a Walt Disney por longos anos. Colaborou na criação de várias personagens, incluindo o Coelho Oswald, primeiro sucesso de Disney. Seu nome também envolve uma polêmica. Há quem diga que Mickey Mouse foi desenhado por ele e não por Walt.

WALT DISNEY STUDIOS: o segundo parque de Disneyland Paris Resort. Foi inaugurado em 2002 e passa, atualmente, pela maior expansão da sua história. A partir de 2022, três novas terras serão abertas: Avengers Campus, uma inspirada em Frozen e outra, em Star Wars.

WATER PARK: parque aquático. Em todo o mundo, a Disney possui apenas dois, o Disney’s Typhoon Lagoon e o Disney’s Blizzard Beach, localizados em Walt Disney World.

WDI: abreviatura de Walt Disney Imagineering, setor que abriga todas as mentes criativas da Disney. É através dele que são criadas novas atrações, desenvolvidos conceitos inéditos e tecnologias jamais vistas. O departamento foi criado pelo próprio Walt Disney em 1952 quando iniciou os planos de construção de Disneyland. Chamava-se, na época, WED Enterprises (Walter Elias Disney Enterprises).

WDW: abreviatura de Walt Disney World Resort, complexo da Disney na Flórida. Esse é o maior do mundo e também o mais visitado de todo o planeta.

ZIP-A-DEE-DOO-DAH: palavra usada para designar um momento de alegria. É o nome de uma das músicas do filme “A Canção do Sul”, de 1946. A atração Splash Mountain é baseada no longa metragem.

Sobre o autor

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto

Patriolino Ribeiro Neto é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. É também graduado em Jornalismo, área em que atua há mais de dez anos. Em 2008, a estreia na televisão ocorreu quando passou a comandar um telejornal esportivo. Viajar sempre foi uma paixão, tornando-se parte do seu trabalho em 2009. A curiosidade pela Disney o inspira desde pequeno. Muito cedo, começou a frequentar os complexos de parques temáticos da empresa ao redor do mundo e, até hoje, os tem como destinos preferidos. Dentre os seis resorts, Walt Disney World e Disneyland são seus prediletos.

Facebook

Parceiros